Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Maximizando a produtividade agrícola com o uso estratégico de ácidos fúlvicos

Postado em 06 de fevereiro 2024


Os ácidos fúlvicos pertencem a categoria das substâncias húmicas (SHs), que são o resultado da decomposição de material vegetal ao longo de milhões de anos. Com elevada capacidade de int...

Os ácidos fúlvicos pertencem a categoria das substâncias húmicas (SHs), que são o resultado da decomposição de material vegetal ao longo de milhões de anos. Com elevada capacidade de interagir com material de origem orgânica e inorgânica, exercem função condicionadora quando adicionadas ao solo e liberam nutrientes nele retidos.

As substâncias húmicas são divididas em ácidos fúlvicos, ácidos húmicos e huminas. Existem nos solos, nas águas naturais e nos sedimentos.

Formadas a partir da degradação química e biológica de resíduos de plantas, animais e atividades microbianas, as substâncias húmicas são a fração mais estável da matéria orgânica do solo e constituem de 85% a 90% da reserva total do carbono orgânico do solo.

São variados os benefícios das substâncias húmicas (e dos ácidos fúlvicos) na produção agrícola. Confira!

Como o uso estratégico de ácidos fúlvicos pode melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas e, consequentemente, aumentar a produtividade?

O aumento da produtividade de toda planta está diretamente relacionado ao aumento de absorção de nutrientes. Os ácidos fúlvicos influenciam no crescimento radicular das plantas, o que garante maior área de busca por nutrientes no solo. Além disso, o uso estratégico de ácidos fúlvicos também permite aumentar a capacidade de retenção de nutrientes e água no solo.

Entre os benefícios dos ácidos fúlvicos, podemos citar ainda o aumento da germinação de sementes, assim como a maior umidade e resistência à erosão. Com plantas mais fortes, as perdas da cultura diminuem e a produtividade, consequentemente, aumenta.

Por isso as substâncias húmicas costumam ser usadas na agricultura como insumo, de forma a garantir a melhoria da produtividade, devido aos benefícios que promovem para a estrutura física e química do solo e para o metabolismo da planta.

Pesquisas demonstram que as substâncias húmicas, incluindo, portanto, os ácidos fúlvicos, promovem o aumento da produção, além de melhorias nos atributos do solo. O uso correto e estratégico dos ácidos fúlvicos contribui então para uma maior produtividade.

 

Como os agricultores podem determinar a quantidade adequada de ácidos fúlvicos a ser aplicada em suas plantações para otimizar a produtividade?

É comum que muitos produtores se sintam inseguros para agregar o uso dos ácidos fúlvicos em seu plantio. Afinal, é um tipo de manejo do solo que exige conhecimento específico e nem todo mundo tem tempo ou interesse em se especializar no tema.

Se for seu caso, fique tranquilo. Assim como o uso de adjuvantes, outros fertilizantes e até mesmo defensivos agrícolas, as informações relacionadas a quantidade, variedade, época de aplicação e manejo, podem (e devem) ser obtidas por meio de consultoria especializada.

Com a correta orientação, se encurtará o caminho que leva na direção do uso estratégico de ácido fúlvico na plantação. Saber como comprar ácidos fúlvicos, compreender seu manejo e entender os seus benefícios, garantirá bons resultados ao produtor.

 



De que maneira a aplicação de ácidos fúlvicos pode influenciar a resistência das plantas à doenças e pragas, contribuindo para uma produção mais saudável?

De maneira geral, a influência ocorre devido ao fato dos ácidos fúlvidos garantirem a melhoria das condições de cultivo do solo e, consequentemente, da planta.

Os atributos físicos do solo são positivamente afetados pela presença da matéria orgânica no solo. Teores mais elevados de matéria orgânica condicionam uma melhor estruturação do solo, graças à sua ação cimentante, aumentando a porosidade, a permeabilidade e a aeração do solo, além de reduzir a plasticidade e a coesão do solo, favorecendo as operações de preparo e a perda de solo por erosão.

Outro benefício do uso estratégico dos ácidos fúlvicos é o maior desenvolvimento e volume das raízes, o que garante às plantas uma maior disponibilidade de nutrientes, favorecendo a resistência contra pragas e doenças.

A adição de matéria orgânica nos solos auxilia no controle de pragas e doenças por atuar na melhoria das condições de cultivo, na nutrição das culturas e na biodiversidade dos solos, aumentando a população de inimigos naturais das pragas agrícolas.

A constatação seguinte é mais fácil: com plantas mais resistentes, a perda do cultivo diminui e a produtividade então aumenta sem precisar usar a mesma quantidade de defensivos agrícolas normalmente aplicada. De maneira geral, é possível afirmar que perdas no cultivo diminuem se as plantas forem mais resistentes. Dessa forma, a produtividade aumenta sem que seja necessário utilizar a mesma quantidade de defensivos agrícolas que normalmente é aplicada.

 

Quais são os desafios potenciais associados ao uso de ácidos fúlvicos, e como os agricultores podem mitigar esses desafios para obter resultados ideais?

Por haver uma grande variedade de conteúdo disponível no mercado, isso pode fazer com que os agricultores relacionem o uso de substâncias húmicas (ou comprar ácido fúlvico) como algo muito difícil e complexo.

Isso porque grande parte desse tipo de material costuma ser direcionado a um público especializado, interessado numa compreensão do tema mais voltada à pesquisa.

Portanto, é compreensível haver alguma dificuldade no entendimento do uso estratégico de ácidos fúlvicos pela maioria dos produtores rurais.

Para driblar esse desafio e se sentir mais seguro no uso de ácidos fúlvicos, você pode buscar uma consultoria especializada, com a qual será possível compreender de forma simples e objetiva, o que são substâncias húmicas, para que elas servem e quais são os benefícios para a produção agrícola.

 

Últimas notícias

Imagem da notícia

24 de abril 2025

5 dicas para manter a grama sempre verde
Imagem da notícia

25 de março 2025

Condicionamento de solo: como preparar sua terra para o enraizamento ideal de milho
Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

18 de maio 2020

O que é calagem do solo e quais são seus benefícios?
Imagem da notícia

30 de maio 2023

Silvicultura – Conheça seu conceito, importância e os diferentes tipos
Imagem da notícia

06 de setembro 2023

Como fazer análise de solo: guia prático