Postado em 21 de outubro 2020
O milho é um dos principais grãos da agricultura, já que ele pode ser aproveitado de diversas maneiras na cadeia produtiva e alimentar. Ainda que essa cultura não seja a escolha principal da sua propriedade é possível aproveitá-la. Para isso, basta pensar na possibilidade de iniciar uma plantação de milho.
Essa é uma decisão que traz diversos benefícios, principalmente graças à diversificação de produção. Ao mesmo tempo, é preciso ter planejamento e reconhecer os aspectos positivos para acertar na decisão.
A seguir, veja por que começar uma plantação de milho e entenda o que essa alternativa tem para oferecer.
Um dos principais motivos para recorrer ao seu plantio é o seu uso na rotação de culturas. Em geral, o milho é bastante utilizado na alternância com a soja, já que é uma opção tecnicamente viável e com excelente rentabilidade.
Caso essa seja a decisão, é possível aproveitar todos os benefícios alinhados com a rotação de culturas. O solo fica menos compactado e mais aerado e há menores riscos quanto ao esgotamento de nutrientes. Isso tem impactos importantes no médio e longo prazo da produção.
Na prática, ambas as produções podem alcançar níveis bem elevados, o que ajuda a alcançar o desempenho esperado, como as metas do planejamento. Também é uma forma de evitar diversos problemas no futuro, já que reduz a necessidade de intervenção e correção no manejo do solo, por exemplo.
Também é possível investir no plantio para obter o chamado milho safrinha. A produção ocorre na entressafra e visa a ampliar o nível de aproveitamento quanto ao uso do solo.
Em vez de deixar a propriedade parada no período entre o cultivo principal, é possível recorrer à plantação de milho para elevar a produtividade. Desse modo, há maior retorno sobre o investimento em insumos, como o maquinário.
Principalmente, essa é uma forma de obter mais uma colheita durante o ano, o que garante um fluxo produtivo melhor.
A plantação de milho também é uma excelente maneira de aumentar os ganhos enquanto produtor rural. Primeiramente, há o aumento na produtividade, o que já garante um aumento nos ganhos ao longo do ano.
Além disso, vale considerar que o milho é versátil e bastante procurado — inclusive, no mercado internacional. Por isso, há a chance de conquistar preços interessantes e fechar vendas adequadas. Inclusive, isso pode servir para subsidiar melhorias na cadeia produtiva, o que gera um cenário bem positivo.
Além disso, a produção na entressafra é especialmente vantajosa pela queda na oferta. Se a demanda se mantiver ou mesmo se aumentar, o preço também sobe, o que aumenta os ganhos.
A plantação de milho é uma ótima escolha para obter melhores resultados quanto ao planejamento e ao aproveitamento da propriedade. Com um bom manejo, o uso dos insumos certos e uma tomada de decisão eficiente, fica fácil atingir diversos benefícios.
Se quiser conquistar os melhores resultados, veja como evitar perdas na colheita do milho! Para mais dicas, siga a Rigrantec no Instagram e no Facebook, e inscreva-se em nossa newsletter.