Postado em 12 de maio 2021
Confira quais são os prognósticos futuros para a produção de frutas.
Uma importante parcela da produção de frutas no Brasil é destinada para o mercado internacional. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a exportação de frutas brasileiras representa 35% da produção total.
Recentemente, segundo um estudo de expectativas para o setor realizado pelo CEPEA-Esalq/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo), o prognóstico é de crescimento, mesmo com as adversidades ocasionadas pela crise no setor da saúde e economia.
Sendo que, a procura pela produção de frutas foi reforçada diante a crise da saúde mundial, tendo em vista a grande recomendação do produto com a intenção de fortalecer a imunidade das pessoas. Além desta recomendação massiva, como as pessoas passaram a preparar mais os seus alimentos em casa, a procura por frutas como base dessa alimentação também cresceu.
Com essa expectativa positiva, os setores que mais devem apresentar lucro aos produtores são os seguintes:
A fruticultura irrigada consiste em uma técnica onde um sistema de gotejamento é instalado na lavoura, o que permite a produção de frutas em locais áridos, como no sertão nordestino.
O lucro desses produtores se deve aos incentivos proporcionados pelo Governo Federal, através do Banco do Nordeste, que visa a implantação de infraestrutura hídrica no polo formado pelos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.
Um sistema de irrigação com plena capacidade de distribuição com estabilidade das soluções e livre de incrustações, são fatores chaves para o sucesso da produção. O Hydrodis é um produto desenvolvido para remover incrustações nos equipamentos e tubulações usadas em fertirrigação. Sua efetividade tem sido confirmada pelos cliente, que têm evidenciado uma redução significativa na frequência de manutenção, além de uma redução do custo total.
Já a fruticultura orgânica tem se destacado nos últimos anos, principalmente com relação à agricultura familiar, e a perspectiva de crescimento deve perdurar por um longo período.
Ainda que essa técnica de produção de frutas mais naturais, sem a presença de agrotóxicos e qualquer outro produto químico sintético, necessite de uma criatividade maior na hora do cultivo, e ainda implique, em alguns casos, colheitas menores e com uma aparência menos atrativa, essa proposta já foi compreendida pelo mercado.
A valorização de fruticultura orgânica devido a uma relação desproporcional do mercado, onde a produção não supre a demanda, permite que o produtor negocie o valor da sua colheita com uma margem de lucro mais elevada.
Vale salientar que, assim como ocorre na fruticultura irrigada, a produção orgânica também conta com uma série de incentivos do Governo Federal, assim como cursos e orientações ofertados gratuitamente por entidades como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), para quem desejar explorar esse setor agrícola.
Ciente das expectativas da produção de frutas, não deixe a sua lavoura ficar para trás, invista nas soluções proporcionadas pela Rigrantec, empresa com mais de duas décadas e meia de atuação na produção e comercialização de produtos para aplicação e colheita, tratamento de sementes, nutrição, micronutrientes, especialidades, paisagismo e matérias-primas.