Postado em 15 de janeiro 2020
Incrementar a produtividade é essencial para maximizar os ganhos e garantir os melhores resultados. Entre as diversas fases que merecem a atenção do produtor, há o chamado enchimento de frutos e grãos.
Presente em culturas variadas, trata-se de um processo que deve ser trabalhado com a ajuda das técnicas corretas. Quanto mais você souber sobre esse assunto, mais fácil o caminho para conseguir uma performance diferenciada na sua plantação.
Por isso, veja tudo o que é preciso saber sobre o enchimento de frutos e grãos e entenda quais são os aspectos mais importantes do processo!
Antes de um grão de soja poder ser colhido, ou de uma fruta se tornar suculenta, há muitas fases pelas quais o vegetal passa. A germinação, a criação de raízes, o desenvolvimento de novas estruturas e o florescimento são apenas alguns passos ao longo de diversas culturas.
Esse momento corresponde ao ápice do desenvolvimento fotossintético das plantas e que conduz aos resultados que são observados na colheita. Depois que a planta atinge seu pico de crescimento, passa por um declínio rápido, que é acompanhado pelo acúmulo de nutrientes e recursos que antes estavam em suas células. Dessa maneira, são formados os grãos e frutos.
Esse é o “produto final” de algumas culturas, do ponto de vista do agronegócio. Então, é considerada uma fase ligada ao encerramento do período de cultivo.
Cuidar do enchimento de frutos e grãos tem tudo a ver com o desempenho adequado da produção. Se acontecer da forma adequada, é sinal de que haverá mais grãos formados, bem como frutos maiores ou mais suculentos. Já a sua deficiência representa elementos nutricionalmente pobres.
Quando se dá a atenção necessária a essa etapa, inclusive, torna-se possível otimizar as características do vegetal e driblar os principais desafios de cultivo. Trata-se de uma das melhores formas de obter maior produtividade e, portanto, um melhor retorno e rendimento. Os resultados serão notadamente satisfatórios!
Esse processo de formação dos grãos e dos frutos pode ser otimizado com a utilização de algumas técnicas e insumos. Primeiramente, é recomendável corrigir o solo, com base em análise de laudo e na cultura que será desenvolvida, e garantir as condições adequadas para cada cultura. Também é preciso acertar em processos básicos, como a irrigação, a fim de que os nutrientes estejam disponíveis naquele momento.
Outro ponto fundamental tem a ver com a nutrição de plantas. É indispensável fornecer os micro e macronutrientes exigidos por cada cultura, especialmente se houver deficiências no solo. A aplicação dos fertilizantes apropriados ajuda bastante a otimizar esse processo.
Entre os mais importantes, estão o potássio, o boro e o nitrogênio. Eles estão ligados a processos fotossintéticos e de transporte. Mas as culturas e os conjuntos de condições apresentam características específicas que merecem ser estudadas com mais calma e precisão, de acordo com a cultura na qual se pretende investir.
Não menos relevante: é necessário ter atenção com as pragas e doenças. O uso de pesticidas e inseticidas ajuda a evitar danos, especialmente nessa fase delicada do metabolismo vegetal. Portanto, vale a pena fazer um monitoramento preciso das condições e usar as soluções corretas para cada caso.
O enchimento de frutos e grãos afeta diretamente o sucesso da sua plantação e, por isso, merece receber atenção especial. Com esses cuidados, será mais tranquilo garantir o desempenho adequado para cada cultura.
E já que esse é o tema principal, aproveite para descobrir como ter frutos maiores e mais saborosos!