Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Agricultura: 5 cuidados ao preparar calda de aplicação no pulverizador

Postado em 29 de julho 2020


A preparação de calda para pulverizador é uma das atividades essenciais na agricultura. Afinal, esse processo define como será a aplicação de diversos insumos, como inseticidas, fungicidas, ...

A preparação de calda para pulverizador é uma das atividades essenciais na agricultura. Afinal, esse processo define como será a aplicação de diversos insumos, como inseticidas, fungicidas, herbicidas e fertilizantes.

Com o preparo correto, há um bom espalhamento, previne-se o entupimento do pulverizador para agricultura e até há uma redução nos riscos de contaminação. Sem os devidos cuidados, por outro lado, há mais desperdícios e menos segurança.

Aproveite para descobrir 5 cuidados importantíssimos durante a preparação de calda para pulverizador!

1. Realize a agitação da calda do início ao fim da aplicação

Quando a calda fica em repouso dentro do tanque do pulverizador, há o risco de decantação de componentes. Em alguns casos, isso pode trazer consequências negativas para a aplicação, por aplicar uma dose maior que o recomendado em algumas áreas, e uma dosagem menor que a recomendação em outras, podendo perder o efeito dos defensivos aplicados ou até mesmo queimando a planta. Para resolver a questão, é preciso fazer a agitação no tanque.

O truque é deixar essa função ligada (ou ativada) desde o primeiro passo do preparo até a finalização da aplicação. Também é necessário manter a consistência para garantir a conquista de bons resultados.

Cada pulverizador tem uma maneira de misturar os componentes, desde um pulverizador costal, a um autopropelido. O ideal é sempre buscar a solução ideal de acordo com a ferramenta disponível.

2. Esteja atento à compatibilidade entre produtos e à ordem de mistura

Certos produtos apresentam incompatibilidade quando misturados a outros, para evitar problemas no dia da aplicação, o ideal é testar a mistura um dia antes, misturando todos os componentes em um balde, e observar se irão reagir ou se a calda ficará homogênea.

É extremamente importante seguir a ordem correta para a mistura da calda. Definir que produtos colocar primeiro, e quais colocar por último. Um antiespumante, por exemplo, deve ser adicionado antes da espuma se formar. Para saber a sequência mais indicada para cada pulverização, é indispensável a ajuda técnica de um profissional habilitado.

3. Tenha cuidado com a água que será adicionada à calda do pulverizador

A qualidade da água é sempre importante na agricultura e recebe destaque extra quando falamos no preparo de calda. Por isso, é indispensável ter cuidado com o líquido que será adicionado à mistura.

O ideal é medir o pH para fazer a correção necessária, de acordo com as exigências de cada insumo. Também é preciso tomar cuidado com as altas concentrações de minerais, que podem interferir na homogeneização do preparo de calda. Sem essa atenção, o processo pode ser totalmente comprometido.

4. Monitore o clima antes, durante e após a pulverização

Fatores ambientais devem ser considerados em toda pulverização. O vento e a chuva interferem diretamente na qualidade da aplicação. 

A deriva causada pelo vento pode levar embora os produtos aplicados, causando contaminação em áreas vizinhas e causando prejuízos incalculáveis. Para isso, o ideal é sempre fazer uso de um adjuvante com ação antideriva e evitar pulverizações com ventos fortes.

Alguns produtos precisam de um determinado tempo para serem absorvidos pela planta, se ocorrer uma chuva logo após a pulverização, é possível que a água da precipitação lave toda a folha, perdendo eficiência. Se tiver previsão de chuva, e a pulverização não puder ser adiada, existem produtos que aceleram a absorção dos defensivos pelas folhas, atuando como penetrantes.

5. Siga todas as instruções do fabricante do produto de agricultura

Para que a preparação de calda do pulverizador para agricultura seja bem-sucedida, também é válido considerar o que diz a empresa fabricante. Afinal, dependendo do produto e das características de produção, há diferenças na forma de preparo para o uso.

Confira todas as exigências e não deixe de cumprir nenhum cuidado apontado pela responsável. Assim, é possível maximizar os resultados, evitar problemas de segurança e aproveitar ao máximo os componentes.

A preparação de calda para aplicação no pulverizador para agricultura (implemento agrícola) é indispensável para manter a proteção e o desempenho. Com essas dicas, você realizará um processo completo e que atende a todas as exigências. 

Gostou do texto? Então, observe agora algumas dicas para garantir a segurança no campo durante a pulverização agrícola! Não deixe de assinar a nossa newsletter, curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram!

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Produtos Relacionados   Seta esquerda   Seta direita

Define - Adjuvante com ação antideriva para pulverização aérea e terrestre

Define - Adjuvante com ação antideriva para pulverização aérea e terrestre

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

15 de julho 2020

Ações para obter uma safra recorde na produção de grãos
Imagem da notícia

04 de julho 2024

Inovações tecnológicas na agricultura: o impacto dos drones na produtividade
Imagem da notícia

17 de setembro 2019

Repelente para pássaros: como reduzir os danos em hortifrúti e manter a higiene de instalações