Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Agronegócio pós-pandemia: atualizações sobre exportação

Postado em 10 de fevereiro 2021


Fala-se um “novo normal”, referente ao período pós-pandemia, que parece cada vez mais próximo. Isso vale para todos os segmentos da sociedade, incluindo o agronegócio. A crise gerada pelo ...

Fala-se um “novo normal”, referente ao período pós-pandemia, que parece cada vez mais próximo. Isso vale para todos os segmentos da sociedade, incluindo o agronegócio. A crise gerada pelo coronavírus não estava prevista, apanhou todos de surpresa e não é exagero dizer que gerou um caos econômico.

E quais as perspectivas para o produtor rural em 2021? Como será o comércio internacional (importação, exportação)? É sobre esse assunto que vamos tratar neste texto. Veja as atualizações sobre exportação no agronegócio!

A importância da exportação no agronegócio

Toda a cadeia do agronegócio é fundamental não apenas para os brasileiros (já que garante a alimentação de mais de 200 milhões de pessoas), mas também para assegurar comida para aproximadamente 1,5 bilhão de consumidores de outros países. 

São mercados estrangeiros que estão dependentes da produção agrícola e pecuária do Brasil. Como compensação, esse público externo garante empregos no país e a exportação, que é tão valiosa para nossa economia. 

A crise no agronegócio

Muitos produtores estão endividados devido à pandemia e carregam um passivo retroativo referente ao Funrural. Ainda assim, eles seguem adiante, mantendo-se ativos nas operações de exportação com grandes volumes de produtos. Essa sua iniciativa corajosa impede uma queda mais abrupta no PIB (Produto Interno Bruto). 

Sobre a produção em meio à pandemia, o ex-ministro da Agricultura Neri Geller elogiou as medidas do governo, que conseguiu realizar o enfrentamento das adversidades dentro de suas possibilidades: o funcionamento dos portos e também dos terminais rodoviários, permitindo assim a continuidade da exportação no agronegócio.

Isso significa que a manutenção da saúde com o isolamento social não afetou de forma tão drástica o volume das exportações, como ocorreu em outras atividades e setores da economia. 

O agronegócio como grande propulsor da economia

Conforme o otimismo de Neri Geller, o agronegócio será o grande propulsor da economia no pós-pandemia. Especialistas acreditam que, nesse período, haverá aumento da receita na produção agrícola, principalmente com soja, café e milho.

Vale lembrar que esses três produtos estão entre os mais exportados pelo Brasil no ano de 2019/2020, conforme dados do Comex Stat:

  • Soja: 1º lugar;
  • Milho: 5º lugar;
  • Café: 10º lugar.

As estimativas, conforme a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), são de uma safra recorde de grãos em 2020/2021: 268,9 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 4,2% a mais que a safra anterior, de 2019/2020. 

Ainda de acordo com a CONAB, a expectativa para a soja é de cerca de 135 milhões de toneladas. Esse volume mantém a primeira posição mundial para o Brasil como produtor da oleaginosa.

A exportação de grãos em 2021

Sendo o principal produto de exportação no agronegócio, estima-se que as exportações de soja em 2020/2021 corresponderão a 82 milhões de toneladas e, em 2021/2022, a 85 milhões de toneladas. 

O câmbio garantirá esse suporte, já que as expectativas é de que o dólar se manterá em alta nos meses seguintes, em torno de R$ 5,20. 

A exportação de outros commodities em 2020/2021 está estimada assim:

  • Milho: 34,5 milhões de toneladas;
  • Arroz: 400 mil toneladas;
  • Algodão: 1,2 milhão de toneladas.

O Brasil e a exportação para a China

Levando em conta o aumento de mercadorias exportadas para a China (19,4%), o comportamento do consumidor chinês também modificou. 

Uma das tendências para 2021 é que os chineses estejam entre os principais compradores da soja brasileira. 

Essas são algumas expectativas e tendências para o agronegócio no pós-pandemia, considerando principalmente a exportação de grãos. Ou seja, as expectativas são relativamente boas para 2021 e os anos seguintes apesar da crise econômica. Felizmente, o “novo normal” se aproxima cada vez mais com a fabricação e a aprovação das vacinas preventivas contra a COVID-19. 

Enquanto a crise ainda não chega ao fim, aproveite e veja mais detalhes sobre o impacto do coronavírus sobre o setor agrícola

Acompanhe as nossas novidades no Facebook e no Instagram para ler mais conteúdos informativos sobre agricultura!

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

10 de junho 2020

Como escoar produção de hortifrúti durante o período de isolamento?
Imagem da notícia

18 de março 2020

O que fazer para reduzir perdas na colheita de milho?
Imagem da notícia

17 de maio 2023

Sucessão Familiar Rural: preparando o futuro das empresas no agronegócio