Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Hidroponia: 4 dicas para o sucesso

Postado em 26 de novembro 2019


O cultivo de plantas pode ser feito utilizando diversas técnicas, dependendo das condições da região, da cultura e do mercado que irá absorver a produção. Entre as possibilidades mais desta...

O cultivo de plantas pode ser feito utilizando diversas técnicas, dependendo das condições da região, da cultura e do mercado que irá absorver a produção. Entre as possibilidades mais destacadas, há a hidroponia. Basicamente, ela dispensa o uso do solo; e o cultivo é feito diretamente a partir da água.

Essa técnica tem conquistado cada vez mais adeptos e se estende a diferentes culturas. Com as condições adequadas, as estruturas se desenvolvem bem e as plantas crescem de forma saudável.

Quer descobrir como ter sucesso com a técnica? Veja 4 dicas sobre hidroponia e acerte na hora de investir nessa possibilidade de cultivo!

1. Monte a estrutura corretamente

Assim como é preciso preparar o solo para o plantio, esse método exige alguns cuidados específicos. Tudo começa com a preparação da estrutura, de acordo com as exigências da técnica.

A plantação deve se suceder em uma estufa, que precisa ser transparente, a fim de absorver a radiação e reter o calor. O ambiente deverá se manter totalmente protegido do vento e da chuva.

Além disso, há as canaletas, estruturas onde circula o fluxo da solução nutritiva. A irrigação tem que ser constante e compatível com o que está sendo cultivado, e a composição da calda (micronutrientes) variará de acordo com a fase que a planta se encontra. Não menos importante, as áreas de posicionamento das plantas devem ser tão profundas quanto suas raízes, de modo a permitir seu bom desenvolvimento.

2. Acerte na escolha da variedade

Com a estrutura pronta, é o momento de fazer o plantio. Para isso, é preciso selecionar as variedades mais adequadas para a técnica de hidroponia. Além de recorrer às espécies mais indicadas para o processo, como brócolis, alface, repolho, agrião, tomate, pepino, berinjela, mudas de árvores e plantas ornamentais, entre outros), é fundamental escolher uma variedade com as características desejadas para sua produção.

Diferente do plantio em solo, a hidroponia utiliza uma espuma fenólica para o desenvolvimento da planta.  Ela é um substrato estéril (evita contaminação por fungos e bactérias), higroscópico (alta capacidade de reter água, característica desejada para manter umidade na raiz) e tem como principal função servir de estrutura física para o desenvolvimento das raízes das mudas que serão utilizadas no cultivo hidropônico.

3. Cuide da nutrição na hidroponia

No desenvolvimento tradicional de plantas, as raízes retiram os nutrientes do solo. Na hidroponia, naturalmente, isso não é possível. Em vez disso, é essencial utilizar fertilizantes específicos para a calda que passa entre as plantas, o que garante a nutrição adequada de todo o cultivo.

É indispensável adquirir um produto de alta qualidade e que seja indicado para essa proposta. Além disso, os níveis devem ser sempre repostos, a fim de que se mantenham em proporções adequadas. A nutrição acontecerá de maneira contínua, o que possibilita o desenvolvimento correto das estruturas vegetais.

4. Não se esqueça da manutenção

O fluxo de água deve permanecer sempre em movimento e ter a temperatura certa, o que demanda acompanhamento frequente.

Não deixe de retirar todas as impurezas (Hydrodis) que possam atrapalhar o desenvolvimento direto e sempre manuseie as estruturas com bastante cuidado. Na hora de colher as plantas, verduras e leguminosas, o trabalho manual e delicado faz bastante diferença.

Evite a entrada de insetos e outras pragas no local. Sempre confira se o ambiente está nas condições que são consideradas ideais para cada tipo de cultivo.

A hidroponia é uma técnica versátil e que é capaz de oferecer ótimos resultados. Para explorar todo esse potencial, utilize essas dicas e garanta o maior nível de sucesso com a atividade!

E já que essa é uma etapa importante para acertar sua plantação, veja quais são as novas tecnologias para nutrição de plantas.

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

31 de outubro 2022

O roteiro certo para uma boa produção de mudas de hortaliças
Imagem da notícia

12 de abril 2024

Nutrição de plantas em ambientes específicos
Imagem da notícia

14 de fevereiro 2025

Enraizamento eficiente de alface em sistemas hidropônicos