Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Hidroponia: Mercado que só cresce.

Postado em 20 de março 2019


Os hidropônicos são produzidos sem uso de terra e em ambientes protegidos (cultivo protegido). Os alimentos hidropônicos são impulsionados pelos consumidores que compram hortaliças e frutas c...

Os hidropônicos são produzidos sem uso de terra e em ambientes protegidos (cultivo protegido). Os alimentos hidropônicos são impulsionados pelos consumidores que compram hortaliças e frutas com os olhos. O visual atrativo desses produtos, quanto ao aspecto e a limpeza, fez esse mercado crescer na última década. Puxado também pela melhora de renda da população e pela busca por uma comida mais saudável.

Para os agricultores, a alternativa de produção representa rendimento maior, permite o fornecimento de hortaliças durante o ano todo e menos desgaste de mão de obra, já que o trabalho manual é feito em bancadas elevadas e não no nível do solo.

A produtividade maior é decorrente do período de produção, de 10% a 15% mais curto, permitindo de 15 a 20 ciclos por ano dependendo da cultura. Além da possibilidade de ganho maior por metro quadrado e da menor incidência de pragas e doenças. O rendimento superior, em média 30%, é decorrente também da eficiência no uso da água (Hydrodis) e de nutrientes (GeoQuel Ferro 6 EDDHA). Dosados em quantidades precisas no sistema hidráulico, sem desperdício.

A economia de água na hidroponia pode chegar até a 95% em relação ao cultivo na terra com irrigação por aspersão.

Um dos desafios de ter uma hidroponia econômica e saudável é manter o sistema limpo e sem impurezas ou limo, para isto são feitas limpezas regulares e uso de desincrustantes (Hydrodis) para manter os dutos limpos.

Embora não seja uma técnica nova, com as primeiras produções na Europa na década de 1980 e no Brasil nos anos 1990, o cultivo só ganhou escala no país nos últimos 10 anos.

Este tipo de cultivo apesar de não ser orgânico utiliza muito menos defensivos agrícolas que os métodos tradicionais de solo, entregando alimentos mais saudáveis e próximos dos consumidores.

O uso de quelatos (Micromix) e bioestimulantes (BioGain Plus) ajuda no desenvolvimento e permite a redução da quantidade de produtos aplicados nas plantas.

Os resultados finais são: alimentos mais saudáveis, com menos resíduos, mais próximos dos centros de consumo, mais econômicos e com melhor qualidade.

Fonte: Gaúcha ZH - Campo e Lavoura

---------------------------------

Para mais informaçõesfale com a gente. Ou conheça alguns dos nossos produtos utilizados na Hidroponia (GeoQuel Fe 6 EDDHA, Hydrodis, Micromix e BioGain Plus).

Para comprar os produtos, clique aqui. Ou ligue para nós (51) 3341-3225 ou mande uma mensagem (clique aqui).

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas
Imagem da notícia

26 de novembro 2019

Hidroponia: 4 dicas para o sucesso
Imagem da notícia

12 de abril 2024

Nutrição de plantas em ambientes específicos