Postado em 19 de janeiro 2022
Uma adubação eficiente e equilibrada no solo é um dos fatores para assegurar uma maior produtividade no campo.
Os fertilizantes são imprescindíveis para aumentar a produtividade no campo, dado que as plantas necessitam de uma nutrição equilibrada para poderem se desenvolverem de maneira saudável. No entanto, encontrar esse equilíbrio para fazer a correção do solo, normalmente, necessita de mais de um tipo de fertilizante.
Com a possibilidade de se tratar de um composto de origem mineral ou orgânico, os nutrientes para as plantas são divididos em macronutrientes e micronutrientes.
Os macronutrientes são os elementos que as plantas necessitam em uma abundância maior, onde os mais conhecidos são o nitrogênio, potássio e fósforo. Bem como, o cálcio, magnésio e enxofre também são amplamente utilizados.
Já os micronutrientes são elementos que, ainda que se trate de nutrientes fundamentais para o desenvolvimento da lavoura, possuem uma necessidade diminuta, ou seja, são ofertados em uma menor quantidade, com destaque para o boro, molibdênio, cobre, zinco, manganês e ferro.
Ainda que exista essa divisão de macro e micronutrientes, é sempre importante ressaltar que ambos são fundamentais para o bom desenvolvimento do plantio e, como consequência, o aumento da produtividade no campo.
Os macros e micronutrientes são essenciais para as plantas, o agricultor deve realizar um planejamento com base nas informações obtidas após uma análise de amostras do solo, assegurando assim a cobertura completa nas necessidades reais dos produtos.
Com a análise do solo realizada, é possível averiguar quais são os nutrientes necessários, assim como fazer os cálculos referentes a quantidade para realizar a correção ou manutenção dos nutrientes presentes no solo, garantindo um risco reduzido de erros, assim como uma economia maior de produtos.
Ainda que os investimentos em adubação sejam apontados por muitos produtores como o maior gasto de uma lavoura, é justamente esse um dos pontos que assegura uma elevada produtividade no campo e mais rentável.
Justamente por representar valores significativos de investimento, que a análise e estratégia na hora de calcular os macros e micronutrientes do solo é extremamente importante, pois além de fornecer os elementos na quantidade correta, é possível evitar nesta etapa o desperdício de produtos.
Ou seja, uma lavoura com uma adubação mal feita sempre representa prejuízo, dado que, em excesso é sinônimo de material e produtos desperdiçados, e em deficiência acarreta uma lavoura menos produtiva, com plantas mais fracas e frágeis. Além disso, exceder a oferta de macro e micronutrientes pode impactar em aspectos negativos ao meio ambiente e em produções futuras.
Sendo assim, os macro e micronutrientes podem ampliar a produção da lavoura, mas necessitam de uma análise e estratégia para assegurar os resultados conforme a expectativa do produtor.
Agora que você dispõe de algumas informações para elevar a produtividade no campo utilizando macro e micronutrientes, confira as soluções de nutrição e também de micronutrientes - quelatos e complexos, disponíveis na Rigrantec e tenha as melhores soluções para o seu cultivo.